sexta-feira, 16 de agosto de 2019

PRAÇA BALTHAZAR DE BEM E SEU COMPLEXO ARQUITETÔNICO

Créditos: Alexandre Cerentini
    
     Considerada a praça mais antiga da cidade, concentra em seus arredores:

- A CATEDRAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO: Inaugurada em 1799, é oficialmente monumento histórico tombado pelo COMPAHC – Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural; o
- PRÉDIO DO PAÇO: Construído a partir de 1861 para sediar a Câmara, o Júri e a Cadeia, o sobrado de estilo colonial português com características neoclássicas foi entregue à municipalidade em 1865. Neste mesmo ano, em visita a Cachoeira, o Imperador Pedro II sugeriu que o sobrado fosse utilizado como hospital militar, já que não havia prédio com esta destinação na cidade. Em janeiro do ano seguinte, finalmente passou a sediar a Câmara e o Júri, sendo que a Cadeia já estava em uso desde março de 1865. Até 1922 foi sede dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Seu tombamento pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultura - COMPAHC - ocorreu pelo processo n.° 3910/85. E hoje, sedia o Museu Municipal de Cachoeira do Sul - Patrono Edyr Lima. Seu acervo trata dos temas caça, guerra, artes visuais, cinematografia, objetos pecuniários, construção, trabalho, lazer, esporte, insígnias, artes, objetos cerimoniais, comunicação, transporte, objetos pessoais e afins; e o
- CHÂTEAU D’EAU: Localizado na parte central da praça, foi projetado pelos engenheiros Walter Jobim e Antônio de Siqueira, sendo guarnecido por estátuas de ninfas e pelo deus romano Netuno, sendo inaugurado em 1925 para integrar o sistema de distribuição de água da segunda hidráulica construída na cidade.
O Château d’Eau é considerado o principal cartão-postal da cidade, e foi tombado pelo COMPAHC em 2012 e pelo IPHAE - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado em 2017.
Encontram-se também na Praça Balthazar de Bem, os monumentos homenageando Antônio Vicente da Fontoura, importante vulto da Revolução Farroupilha, e Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, Prefeito Municipal e Secretário da Educação do Estado do RS, falecido em acidente aviatório no ano de 1957.


Créditos: Imprensa Prefeitura

Créditos: Imprensa Prefeitura

Créditos: Imprensa Prefeitura

Créditos: Imprensa Prefeitura
Créditos: Imprensa Prefeitura

Créditos: http://historiadecachoeiradosul.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário