sexta-feira, 30 de agosto de 2019

SÍMBOLOS DE CACHOEIRA DO SUL


O brasão de Cachoeira do Sul é formado por um escudo talhado, com uma coroa de torres na sua parte superior. A borda verde significa a principal atividade econômica do município: a agricultura. As estrelas prateadas no alto do bordão significam os distritos agrícolas. O escudo é dividido em duas partes por uma barra dourada. Na parte superior, o fundo é azul, mostrando a formação católica e a tranqüilidade social do município, aparecendo, ainda, desenhos da ponte e queda d'água, simbolizando o Passo do Fandango. Na parte inferior, a cor vermelha significa as lutas pela fixação de fronteiras. Sobre o fundo, aparecem: uma roda dentada, um arado e uma cabeça de boi, mostrando a riqueza e o progresso da pecuária cachoeirense. Os cachos de arroz e de trigo simbolizam as principais culturas do município. Ao pé do escudo, uma faixa branca com dizer em azul, representa a data da fundação do município de Cachoeira do Sul: 05 de agosto de 1820.





A bandeira de Cachoeira do Sul traz como cores oficiais o branco e o amarelo com o brasão estampado sobre as duas cores. O branco significa o progresso e a paz. O amarelo-ouro representa as riquezas do município: o arroz e o trigo. O brasão representativo é aplicado no círculo do branco.


O hino de Cachoeira do Sul é oficializado pela canção "Meu Pago”. 

A noz pecã é considerada o fruto símbolo do município através de uma lei aceita na Câmara de Vereadores. Pois, a cidade é a maior produtora desse fruto nas Américas! 


Em 1999, em concurso promovido por um jornal local, o ingazeiro foi escolhido como árvore símbolo da cidade. 

O Arrozito, mascote da Fenarroz, também é considerado símbolo do município, sob a Lei Municipal nº 3672.


Sem comentários:

Enviar um comentário