segunda-feira, 14 de outubro de 2019

AERÓDROMO MUNICIPAL BRIGADEIRO NERO MOURA


Via de acesso asfaltada. Cuidado com o trem!!
Um lugar que me faz bem aos olhos, onde tenho vontade de levar minha família para tomar um mate e colocar as crianças para correr...
São estas boas sensações que sinto ao visitar o nosso Aeródromo, localizado na VRS 810, Estrada da Ferreira, s/nº, Passo D'Areia.
Lazer e história se misturam neste local! O mesmo recebe o nome do Brigadeiro Nero Moura, devido sua representatividade na Aviação e na Administração Pública:




Nero Marques Moura nasceu em Cachoeira do Sul, em 1910. Em 1927, ingressou na Escola Militar do Realengo, no Rio de Janeiro, sendo declarado aspirante da arma de aviação em 1390. 

Ainda nesse ano, teve seu primeiro contato pessoal com Getúlio Vargas, recém-empossado na presidência da República. 
Olha a selfie!












A partir de 1938, tornou-se piloto de Vargas. Em 1941, participou da criação da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Ministério da Aeronáutica. Com a entrada do Brasil na II Segunda Guerra Mundial em 1944, foi enviado à Itália onde realizou mais de 60 missões aéreas. 
Com a volta de Vargas à Presidência da República, em 1951, foi nomeado ministro da Aeronáutica, saindo do cargo dias antes do suicídio do Presidente.
Afastado da vida pública, Nero Moura adquiriu uma fazenda em Goio-Erê/PR onde se dedicaria até 1965 à lavoura de café e à criação de gado. Em 1955, tornou-se assessor da diretoria da Refinaria de Petróleo Ipiranga S.A., função que exerceu até 1982. 
Faleceu no Rio de Janeiro em 1994.

O Aeródromo de sua terra natal recebe seu nome. Junto ao seu busto, está o exemplar de um avião Xavante doado pela Força Área Brasileira.



Fontes: 
Fundação Getúlio Vargas



Sem comentários:

Enviar um comentário