A atual Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha foi construída para ser a residência do Dr. Balthazar de Bem em meados de 1917 e tombada pelo COMPAHC - Conselho Municipal do Patrimônio Histórico-Cultural - em 1985.
Calçamento da Rua Sete, vendo-se a casa do Dr. Balthazar à esquerda. |
Localizada na Rua Sete de Setembro, 1121, em frente à Praça José Bonifácio de Andrade e Silva, a obra arquitetônica em estilo eclético com características do neoclássico, sediou várias entidades culturais, educacionais e sociais. Hoje abriga o Núcleo Municipal da Cultura, a Biblioteca Pública Municipal "Dr. João Minssen", o Atelier Livre Municipal Professora Eluiza de Bem Vidal, a Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura - AMICUS e a Lojinha do HCB - Hospital de Caridade e Beneficência.
Ainda não foram localizadas referências ao autor do projeto arquitetônico, tampouco ao seu executor. A casa possui um saguão decorado com colunas e capitéis que conduz às diversas dependências.Meste mesmo saguão encontramos um teto móvel em estrutura metálica e envidraçada. Esta, quando aberta, permitia a observação do céu.
Balthazar (sentado) com a família em sua residência (atual Casa de Cultura Paulo S. V. da Cunha) |
Teto móvel - foto Antônio A. Maciel |
Fontes:
Sem comentários:
Enviar um comentário